A CAPACIDADE de assistência a grupos vulneráveis como crianças órfãs e idosos está reforçada com a entrega, quarta-feira em Maputo, de diversos meios de trabalho ao Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS).

Trata-se de 11 viaturas novas da marca Toyota Land Cruiser, 129 motorizadas, 310 computadores, 122 impressoras, acessórios e consumíveis. Com estes meios, oferecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o ministério espera expandir e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos necessitados.

“Estes meios serão alocados às províncias e aos distritos onde se encontram os nossos beneficiários, para reforçar a nossa capacidade de resposta aos problemas que os afectam e a monitoria das intervenções”, garantiu a ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, assegurando que farão uma gestão responsável dos recursos recebidos.

A governante enalteceu a importância do apoio do UNICEF e de outros parceiros no registo de progressos na implementação de diversos programas que garantem os direitos da criança, das pessoas com deficiência e idosos, assim como o empoderamento da mulher e protecção social básica.

Destacou, por exemplo, o empenho de homens e mulheres na promoção da igualdade e equidade de género, aumento de petizes nas escolinhas comunitárias e centros infantis, assim como o envolvimento de menores de idade em fóruns de debate de assuntos que lhes dizem respeito.

“Estamos empenhados na implementação do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019 e da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica (2016-2024), que está a resultar na expansão da cobertura dos programas de protecção social básica, perspectivando-se atingir, até ao fim deste ano, cerca de 540 mil agregados familiares em todas as localidades do nosso país”, disse.

Contudo, Cidália Chaúque reconheceu que ainda há desafios, com enfoque no reforço das acções de prevenção e combate à violência, discriminação, casamentos prematuros, mendicidade, entre outros fenómenos que afectam os necessitados. Destacou igualmente a necessidade de fortalecimento da capacidade técnica e institucional, em particular a nível distrital.

O UNICEF e seus parceiros de desenvolvimento têm apoiado o Governo, em particular o MGACS, na implementação do Plano Nacional da Acção para a Crianças e a Estratégia Nacional de Segurança Social Básica II, com vista a minorar o sofrimento dos necessitados.

“Com grande prazer, testemunhamos hoje a entrega de viaturas, motorizadas e equipamentos informáticos a diversos órgãos do ministério nas províncias e distritos. Acreditamos que este apoio pode contribuir no reforço do vigor, compromisso e responsabilidade na implementação dos programas a favor das crianças e populações vulneráveis”, referiu Marcoluigi Corsi, representante do UNICEF.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/73881-reforcada-capacidade-de-assistencia-aos-necessitados.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *