O BANCO de Moçambique (BM) pretende flexibilizara sua actuação em casos de intervenção no sistema financeiro nacional, visando corrigir situações de instabilidade nas instituições de crédito.

Para o efeito, vai submeter, nos próximos tempos, ao Governo uma proposta de revisão da lei das instituições de crédito e sociedades financeiras, mais ajustada a um regime de resolução bancária e adequada para o caso moçambicano.

Esta informação foi avançada pelo governador do BM, Rogério Zandamela, falando esta semana, em Maputo, por ocasião do encerramento do ano económico.

De acordo com o governador, no ano que está prestes a findar, assistiu-se a um retorno gradual à normalidade dos indicadores económicos e financeiros, que se haviam degradado substancialmente em 2016.

“Estas melhorias são, em grande parte, o reflexo das medidas vigorosas que tomámos visando repor a estabilidade macroeconómica, que contaram também com o concurso de medidas e reformas importantes encetadas pelo nosso Governo, no quadro de políticas públicas orientadas à estabilização da nossa economia”, disse.

Segundo ele, a inflação anual, medida pela evolução do índice geral de preços de Moçambique, desacelerou significativamente do pico de 27 por cento, observado em Novembro de 2016, para 7,15 em igual mês de 2017, traduzindo o efeito da política monetária restritiva sobre a procura agregada, sem descurar as medidas de consolidação fiscal implementadas pelo Governo em matérias de subsídios diversos aos preços.

“Ao longo de 2017, a taxa de câmbio do metical face às principais moedas internacionais transacionadas no mercado cambial moçambicano apresentou-se bastante estável, estando o metical a registar uma recuperação assinalável”, afirmou.

Rogério Zandamela frisou ainda que as reservas internacionais incrementaram substancialmente este ano, mercê da melhoria das exportações moçambicanas e da confiança dos agentes económicos.

“A estes factores acresce mencionar a entrada recente de mais-valias a favor do Estado, no valor de 352 milhões de dólares dos Estados Unidos da América, elevando o saldo das nossas reservas brutas para pouco mais de três biliões de dólares até à presente data, estando o nível de cobertura de bens e serviços não factoriais próximo de 7 meses, quando em Dezembro de 2016 este indicador se situava ligeiramente abaixo de 3 meses”, disse o governador.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74477-instabilidade-nas-instituicoes-de-credito-bm-procura-flexibilizar-mecanismos-de-actuacao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *