A Statoil Holding Netherlands B.V (Statoil) informou ao Instituto Nacional de Petróleo (INP) a intenção de abandonar as negociações do contrato inseridas no 5º Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos.

A firma holandesa e seus parceiros, Eni e Sasol, foram declarados vencedores para a Área de Concessão A5-A. Estas negociações tinham em vista acordar os termos e condições para o referido contrato a ser assinado entre o Governo de Moçambique e as companhias petrolíferas vencedoras do 5º Concurso.

Numa carta endereçada ao INP, a Statoil refere não haver alinhamento entre a sua estratégia e a actividade de pesquisa em Moçambique, tomando em consideração o tempo transcorrido desde a submissão da proposta durante o 5º Concurso até ao momento. Sobre esta posição, o INP explica que o prolongamento das negociações resultou de um pedido das companhias que pretendiam fechar o processo negocial apenas depois de concluída a revisão do regime fiscal aplicável às operações petrolíferas, ora em fase de conclusão. 

Fonte:JornalNoticias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *