Os chefes da missão da União Europeia (UE) em Moçambique saúdam o Presidente da República, Filipe Nyusi, pelos consensos alcançados sobre a questão da descentralização no processo de paz.

Segundo um comunicado emitido pela UE, a missão felicita os dois líderes, nomeadamente, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, e Afonso Dhlakama, líder da Renamo, pelo seu acordo para que o parlamento faça emendas constitucionais antes das eleições de 2019.

A nota indica ainda que os chefes da missão da UE aguardam e encorajam a conclusão do acordo sobre as questões militares referidas, recentemente, pelo Presidente da República, para permitir uma solução abrangente.

O elenco compartilha a opinião de que uma reconciliação efectiva também exigirá o envolvimento de todas as forças políticas e da sociedade civil, incluindo igrejas e organizações religiosas, conforme expressado, recentemente, na Primeira Cimeira da Beira sobre Paz e Reconciliação.

A terminar, a União Europeia reafirma que continuará a “apoiar Moçambique no caminho para a paz duradoira, para a estabilidade democrática e para a prosperidade de todos os moçambicanos.”

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *