VINTE e dois músicos terminaram, recentemente, na Casa Provincial da Cultura de Nampula, o primeiro curso de formação em música erudita, promovido pela associação “Tchakare”, em parceria com o Sector da Cultura e Turismo naquele ponto do país.

Os formandos manifestaram-se satisfeitos por terem concluído com êxito o curso e comprometeram-se a fazer uso e réplica de todos os conhecimentos adquiridos em diversos níveis das regiões onde vivem.

Quentino Pascoal é um dos músicos eruditos formados que disse ter sido um caso raro, uma vez que participou em vários concertos onde cantava empiricamente, mas com esta formação ele já tem conhecimentos básicos que lhe vão ajudar a cantar profissionalmente.

O coordenador da associação “Tchakare”, Cremildo Manhiça, disse que o curso de formação da música erudita foi promovido com o objectivo fundamental de despertar o interesse no seio da sociedade, em particular dos artistas, porque “música é ciência”.

Acrescentou que a partir daquela formação os músicos estão em condições de explorar outras áreas musicais, porque na realidade a música não é só cantar e tocar, por exemplo, piano, pois existem vários elementos à sua volta.

O director da Casa Provincial da Cultura de Nampula, Sérgio Boavida, disse que com a promoção daquele curso está dado um passo importante na promoção da música erudita em Nampula.

Acrescentou que a sua instituição sempre foi receptiva em proporcionar a qualquer artista uma formação condigna, porque aquela casa é do artista e deve fazer o devido uso.

Boavida agradeceu a parceria que existe entre aquela casa e a associação “Tchakare” na promoção de cursos de formação artístico-cultural, como este da música erudita.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *