Vinte e dois mortos e 37 feridos, entre graves e ligeiros, e danos materiais avultados foram registados na semana finda no país, em resultado de 31 acidentes de viação.

Segundo o porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, a maioria dos sinistros foi do tipo atropelamento, em número de 19, e as principais causas foram o excesso de velocidade e má travessia dos peões.

De modo a garantir a segurança rodoviária, a PRM fiscalizou 104 veículos e impôs 5620 multas aos automobilistas infractores. Apreendeu ainda 356 carros por diversas irregularidades, 360 cartas de condução e 63 livretes.

Na sequência, foram detidos 11 automobilistas por tentativa de suborno aos agentes da Polícia de Trânsito (PT) para se isentar das multas, com valores monetários que variam de 60 a 6000 meticais, e outros 37 por conduzirem sem documentação.

A fonte pediu aos condutores que antes de se fazerem à via verifiquem as condições dos automóveis, para evitar possíveis sinistros.

“Quem deve olhar para a viatura antes de ir à estrada é o próprio motorista. A PT está na via para fiscalizar e regular o trânsito. Não agrada à Polícia aplicar multas; queremos que os automobilistas acatem as recomendações”, apelou Dina.

No respeitante à criminalidade, 973 indivíduos recolheram às celas por violar a fronteira, seis por migração clandestina e 200 por delitos comuns.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *