Zumbo: em curso obras de construção da primeira escola secundária

Uma escola do nível secundário está em construção na sede do distrito do Zumbo, a primeira do género, desde que Moçambique tornou-se independente.  

Enquanto as obras não terminam, o sector da educação, juventude e tecnologia, numa primeira fase, decidiu usar as instalações da actual Escola Primária Completa (EPC) Sede, que também lecciona até 10ª classe, para funcionar com pelo menos duas turmas da 11ª classe.
“Estamos satisfeitos, porque o ritmo das obras é bastante animador. Não conseguimos pôr a funcionar a escola no início deste ano lectivo, mas pelo andar das coisas, dentro de algum tempo, a sua construção terá o seu término”, explicou o administrador, falando a jornalistas esta sexta-feira.

A medida, segundo Manhoso, vem responder à preocupação e o pedido da população do Zumbo, que clamava por nível de ensino secundário do segundo ciclo, há muito tempo, dada à longa distância que o separa da capital provincial, que é de 530 quilómetros.
“O ensino secundário do segundo ciclo já é uma realidade no nosso distrito e isso satisfaz os anseios da nossa população, que quer ver os seus filhos a continuar com os seus estudos”, sublinhou.

De acordo com a fonte, citada pela AIM, o governo distrital, em coordenação com o da província, projectou a construção da uma escola de raiz do ensino secundário geral do 2º ciclo, o que já está a concretizar-se para o bem comum.

Disse que antes era simples sonho, mas hoje já se tornou uma realidade. “Por causa da maior necessidade deste tipo de ensino, houve a necessidade da disponibilização de fundos para a execução das obras, ora em curso”.

“O seu funcionamento está previsto para o presente ano. As obras já estão numa fase bastante avançada, prevendo-se que a sua conclusão e entrega pelo empreiteiro seja ainda este ano”, disse a fonte, sem precisar o custo da empreitada nem a sua capacidade, em termos do número de salas de aula.

Para o ano lectivo, o sector da educação, juventude e tecnologia matriculou, em todos os subsistemas de ensino, um total de 15 647, dos quais 13 786 para o ensino formal da 1ª a 11ª classes e 1 861 alunos do subsistema de Alfabetização e Educação de Adultos (AEA).

O distrito do Zumbo conta com um total de 378 docentes, 77 dos quais são mulheres. Todos leccionam em 59 escolas que funcionam em todo o distrito.

Há, no entanto, a exiguidade do corpo docente, o que implica a obrigatoriedade de existência de um turno e meio, turmas mistas e extensas.

O distrito recebeu para este ano lectivo, 54 584 livros escolares de distribuição gratuita, contra 49903 recebidos em 2017, registando um aumento de 8,6 por cento. Os mesmos já se encontram nas respectivas escolas.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *