O DISTRITO de Meconta, na província de Nampula, vai contar com mais estradas terraplenadas, no âmbito de um projecto financiado pelo Reino Unido e Dinamarca, num montante estimado em 45 milhões de meticais (cerca de 750 mil dólares norte-americanos).

As novas estradas, que visam ligar as zonas mais produtivas do distrito e os principais mercados, compreendem os troços Meconta/Nemarre, Corrane/Meco e Rainha/ Namachilo, numa extensão de 42 quilómetros.

O nível de execução das obras situa-se em 90 por cento, segundo Moura Jorge, administrador de Meconta, um distrito que dista a 80 quilómetros da capital provincial.

Em entrevista à AIM, o administrador explicou que a intenção é proporcionar acesso rápido às comunidades, principalmente na época chuvosa.

“Em algumas destas áreas nunca houve estrada, como, por exemplo, para Meco e Nemarre, mas são zonas de grande produção agrária. Por isso, é necessário o acesso rápido para a circulação de todos e colocar a economia em movimento”, afirmou.

No distrito de Meconta existem troços de estradas asfaltadas, terraplenadas e de terra batida, na sua maioria com uma transitabilidade deficiente na época chuvosa, necessitando de manutenção periódica para facilitar a circulação de pessoas e bens.

A rede viária do distrito é constituída, actualmente, por 465 quilómetros, entre estradas classificadas e não classificadas, sendo 55 quilómetros de asfaltadas e 410 de terra batida. Pelo menos 161,4 quilómetros de estradas de terra batida são vicinais e 248,6 comportam as primárias, secundárias e terciárias.

Relativamente ao abastecimento de água, Moura Jorge explicou que a taxa de cobertura é de 56 por cento, mas a ambição é de chegar aos 70 por cento até 2019.

“Actualmente, a nossa população é estimada em 250 mil habitantes e é nossa obrigação colocar fontes de abastecimento o mais próximo possível das comunidades”, disse.

A taxa de cobertura de abastecimento de água na zona urbana da província de Nampula é de 39, 5 por cento, servindo a 414.200 habitantes.

Dados do ano passado referem que a taxa de cobertura na zona rural é de 44,2 por cento, servindo a 1 877 516 habitantes. No total, a taxa de cobertura na província é de 43,1 por cento, servindo a 2 291 716 pessoas.
Segundo dados preliminares do censo populacional realizado em 2017, a província de Nampula conta com 6 102 000 habitantes.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *