Uma equipa de médicos, na maioria jovens moçambicanos, efectuou, no passado dia 13 de Junho, uma intervenção cirúrgica complexa com sucesso à paciente Cristina Arnaldo, de 34 anos de idade, para a extracção de um tumor gigante, do lado esquerdo do pescoço, com cerca de 4 anos de evolução. 

A directora do Hospital Provincial de Tete, Lídia Cunha, disse que antes da intervenção cirúrgica, os médicos efectuaram os estudos complementares para evitar qualquer tipo de complicação.
”A paciente é uma mulher grávida de gémeos, no 5º mês gestacional. Com o tempo o tumor cresceu e comprometia as vias respiratórias superiores, dificultando na deglutição, para além do peso que transportava”, explicou.

Gerónimo Brilão, médico-cirurgião maxilofacial moçambicano, que fez parte da equipa, disse que a cirurgia demorou 10 horas e sem complicações.

”A equipa foi multissectorial pois, tivemos uma contribuição do médico cubano, cirurgião maxilofacial, Osdany Cancio, para além de outro pessoal como anestesistas, enfermeiras, entre outros auxiliares”, disse Brilão.

 

Acrescentou que esta é a primeira intervenção cirúrgica do género no Hospital Provincial de Tete e uma amostra do tumor extraído foi enviada ao Hospital Central da Beira, para diagnóstico anatomo-patológico.
”Suspeitamos como diagnóstico presuntivo a sarcoma sinovial ou, por outra, a carcinoma papilar da tiroíde metastásico, mas as conclusões dependem dos resultados do laboratório do Hospital Central da Beira”, finalizou.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *