O distrito de Marracuene, na província de Maputo, está à procura de parceiros para edificar um mercado grossista, visando reduzir a distância que separa os produtores locais do mercado de Zimpeto, onde, actualmente, vendem a sua produção.
O director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) em Marracuene, Emílio Sabão, revelou que já foi identificado o espaço, que vai acolher esta infraestrutura, estando o governo local envolvido, neste momento, na busca de parceiros para que a iniciativa ganhe corpo.
Segundo a AIM, actualmente, os produtores do sector agrícola têm comercializado sua produção em vários mercados, com maior incidência para o de Bobole, por ser o mais movimentado no distrito, mercê da sua localização junta à Estrada Nacional Numero Um (EN1), enquanto outra parte vai para o mercado do Zimpeto.
A outra forma encontrada pelo governo local para a comercialização agrícola, segundo Sabão, é a organização de feiras agrícolas, às terças-feiras, em Mahubo e Macaneta, bem como noutros pontos de venda de produtos diversos, incluindo animais e aves.
O distrito de Marracuene tem grande potencial para a produção de galinhas cafreais tanto é que está em curso uma campanha de vacinação de galinhas, que deverá abranger mais de 26 mil aves contra as cerca de 11 mil vacinadas em 2017.
O facto, segundo Sabão, é que a venda de produtos a grosso, que inclua aves e animais, em Marracuene, tem servido de estímulo para os produtores, de modo a aumentar a produção, pois favorece a obtenção de renda para as suas famílias.
Porque no distrito existem matadouros, a carne, sobretudo bovina, é comercializada em vários talhos, alguns dos quais localizados ao longo da EN1.
Sabão destacou, como um dos desafios para facilitar a vida dos produtores, a necessidade de se abrir uma loja de venda de insumos agrícolas na zona de Bobole, um projecto que está em fase de estudo com os parceiros.
A fonte da AIM revelou ainda que no distrito de Marracuene desenvolve-se a actividade pesqueira ao longo da costa e nas águas interiores, no rio Incomati, para além da piscicultura, que já conta com 32 tanques piscícolas.
Marracuene é um distrito com grande potencial para a produção agrícola, destaque particular, para a batata-doce, mandioca, hortícolas, arroz, banana.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *