As obras de asfaltagem da estrada Caniçado/Chicualacuala, na província de Gaza, interrompidas em 2011 por insuficiência de fundos, deverão ser retomadas, brevemente.

O facto foi anunciado, ontem, na vila sede do distrito de Mapai, a norte de Gaza, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante um comício popular, que orientou, no primeiro dos dois dias da sua visita de trabalho a esta província.
O Chefe de Estado revelou, que ainda ontem foi lançado o concurso, para a conclusão das obras.
“Conseguimos algum dinheiro. As propostas vão ser abertas no dia 07 de Agosto próximo. Depois veremos as obras a fluírem”, disse Nyusi, dirigindo-se à população que, na sua mensagem pediu, entre outras coisas, a conclusão daquela infra-estrutura vital para a zona norte de Gaza, uma via, que também estabelece a ligação com o vizinho Zimbabwe.
No total são cerca de 190 quilómetros por concluir, de um total de cerca de 310 de extensão desta via, cuja construção arrancou em 2011.
As obras estavam a ser executadas pela companhia portuguesa Opway, que, em 2010, venceu o concurso público internacional lançado pelo Governo e estavam orçadas em cerca de 41 milhões de Euros, segundo escreve a AIM.
O presidente não revelou os novos montantes disponíveis, mas assegurou que as obras para a sua conclusão serão retomadas.
Outra das preocupações apresentadas pela população foi a materialização do projecto da Barragem de Mapai.
Sobre este projecto, Nyusi revelou que já foi feito o estudo básico e que um concurso para um estudo detalhado foi lançado a 17 do mês passado.

Disse que os resultados deste concurso serão conhecidos no dia 05 do próximo mês.
“Nos, como governo, temos a mesma sensibilidade de construir a barragem de Mapai. Logo que os estudos detalhados terminarem, vamos mobilizar os financiamentos”, assegurou.
A barragem de Mapai é vista como uma infra-estrutura importante, para a gestão da água no baixo Limpopo e não só, uma região com imensas potencialidades de produção agrícola.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *