O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) introduziu um novo modelo de certificado de emergência, para cidadãos nacionais, desde 16 do mês em curso.

Segundo o porta-voz do SENAMI, Celestino Matsinhe, que falava hoje à imprensa, o novo certificado de emergência é em formato de folha com dimensões de 176 x 125 mm, que é concedido para viagem de emergência, num período não suficiente para a emissão do passaporte normal.

Matsinhe explicou, que o novo certificado é valido apenas para uma única viagem de ida e volta, quando emitido pelas direcções provinciais de migração ou para única viagem de regresso a Moçambique, quando for emitido pelas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique.

A fonte informou, que a emissão do novo documento de emergência, pode ser feita de imediato ou em 24 horas, obedecendo ao tipo de pedido, urgência ou normal, consoante o pagamento, que varia de 460 e 400 meticais, respectivamente.

Matsinhe referiu na ocasião, que durante o período de 14 a 20 do mês em curso, o SENAMI interpelou a nível nacional 25 cidadãos estrangeiros em situação ilegal, dos quais 13 regularizaram a situação, cinco foram repatriados e sete ainda aguardam pelo repatriamento para os respectivos países de origem.

 

 

 

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *