O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inicia amanhã, quarta-feira, a distribuição de material de votação em todas as províncias e na diáspora, num processo que decorrerá até ao dia 11 de Outubro.

Segundo o porta-voz do STAE, Cláudio Langa, neste momento a sua instituição já está na posse das cabines, urnas e malas metálicas, estando ainda em produção outros materiais, como boletins de voto, actas, tintas indeléveis e outros usados no momento de votação.
Langa afirmou que o calendário eleitoral está a ser cumprido na íntegra, ritmo que se pretende manter até ao fim do processo.
No contexto do cumprimento das datas, a fonte lembrou que decorre a formação dos formadores provinciais, ao que se seguirá a capacitação dos Membros das Mesas de Voto (MMV) que estarão envolvidos, directamente, no processo de votação.

Nacala pronta para formação dos MMVs

 

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) no distrito de Nacala-Porto, província de Nampula, garante estar tudo pronto para o arranque, amanhã, da formação dos membros das mesas de voto (MMV’s).
A garantia foi dada pelo director distrital do STAE de Nacala-Porto, Revelinho Mohamed, por ocasião do término, domingo, da formação de formadores provinciais dos MMV’s na província.
A formação dos formadores provinciais dos MMV’s decorreu, simultaneamente, em todo o país, entre os dias 23 e 29 do mês passado.
No total são 1507 membros das mesas de voto que, nos próximos dias, serão submetidos à formação.
“A avaliação é positiva. Decorreu de acordo com o previsto. Neste momento já se conhecem os formadores apurados e suplentes. O arranque da formação dos membros das mesas de voto está previsto para o dia 2 de Outubro. Vai decorrer em quatro escolas”, disse Revelino em declarações à AIM.
Trinta e quatro formadores provinciais vão estar envolvidos na formação dos 1.507 membros das mesas de voto de todo o distrito de Nacala.
Os MMV’s em via de formação vão ser capacitados em matérias de votação até o dia 11 de Outubro, para que, a 14 de Outubro, um dia antes da votação, sejam afectos às respectivas assembleias de voto.
Numa avaliação geral, o responsável do STAE disse estar tudo a “andar a bom ritmo” rumo à votação no dia 15 de Outubro: “os locais de votação já estão identificados. O material de votação já está disponível no distrito, com a excepção dos boletins de voto. Estão já alocados as cabines de voto, o material informático e as urnas para todas as mesas de voto”.
A votação, em Nacala, vai decorrer em 30 assembleias de voto, onde vão funcionar 205 mesas de voto, para atender os cerca de 151403 eleitores inscritos.
As eleições estão agendadas para o próximo dia 15 de Outubro e serão as sextas para a escolha do Presidente da República, dos deputados do parlamento, e terceiras para a escolha dos membros das assembleias provinciais e primeiras para governadores provinciais.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *