A Secretária do Estado (SE) de Sofala, Stella Zeca, prometeu ontem às vítimas das inundações, acomodadas no Instituto de Formação em Administração Pública (IFAPA) na cidade da Beira, que vai trabalhar com o sector da Educação desta província para assegurar a realização de matrícula e o material para as crianças que se encontram naquele local.

A dirigente fez esta promessa em resposta a um pedido feito pela população durante uma visita que efectuou ao local, acompanhada pelo governador da província Lourenço Bulha.

A visita dos dois dirigentes coincidiu com o anúncio oficial da desactivação daquele centro de acomodação que albergava 115 famílias vítimas das últimas enxurradas, que desalojaram mais de 250 pessoas na cidade da Beira, dentre elas 140 crianças.

A governante explicou ainda que a visita se destinava a interagir com a população de modo a perceber se deseja deixar o local ou não, visto que a situação já está normalizada.

Por sua vez, Lourenço Bulha afirmou que o seu Executivo está preocupado com a população, razão pela qual, após tomada de posse, decidiu visitar o centro para se inteirar de como as famílias estão a viver. 

Entretanto, na interacção com os dirigentes, a população mostrou-se disponível a regressar às suas zonas de origem, visto que a água baixou.

Sobre a questão, a representante do delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Ana Correia, revelou que foram preparados para cada família 30 quilogramas de cereais, 15 de arroz e farinha, feijão enlatado, 20 latas de sardinhas, nove litros de água, um quilograma de açúcar e sal,  além de um litro e meio de óleo.

“Vamos entregar ainda para cada família kits de abrigo contendo martelo, prego, serrote, catana, entre outros materiais oferecido pela Organização Internacional de Migrações (OIM), além de uma lona”, garantiu.

Ana Paula afirmou que o “kit” garante que cada família possa ter refeições para um mínimo de 15 dias, assim que regressar à sua residência. Revelou igualmente que estavam a ser feitos esforços junto dos parceiros para que até ao final do dia de ontem fossem distribuídos cobertores.

“Nhangau” acolhe abertura do ano lectivo

A EscolaSecundária de Nhangau, nos arredores da cidade da Beira, acolhe hoje a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo a nível da província de Sofala, segundo deu a conhecer o director provincial da Educação, Manuel Chicamisse.

Para tal, Chicamisse assegurou que está tudo a postos para o evento, no qual se espera a participação da comunidade daquele posto administrativo localizado há cerca de 30 quilómetros do centro da cidade.

O governante explicou ainda que a escolha da zona de Nhangau se deveu ao facto de ter sido construída, naquele posto administrativo, uma escola secundária de raiz.

“Este é um  ganho para o distrito da Beira, principalmente para a comunidade”, defendeu.

Revelou que foram construídas 10 salas de aula, um bloco administrativo, balneários, um furo de água, uma sala de informática nova e uma biblioteca apetrechada.

Recordou que a Secundária de Nhangau leccionava apenas da 8.ª à 10.ª classe, mas agora vai passar a ministrar também a 11.ª e 12.ª classes. Com a introdução do ensino médio, os alunos não precisarão de se deslocar para  outras comunidades para dar continuidade aos seus estudos.

 

O aumento de níveis escolares vai  também resultar no incremento do número de alunos de 3000 para 5000.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *