A Montepuez Ruby Mining (MRM) ocupa a posição da segunda empresa do sector que mais pagou ao Estado moçambicano, consecutivamente, nos anos 2017 e 2018, indica o 8.º relatório da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE).

Segundo o documento, a MRM contribuiu, em 2017, com 2.06 mil milhões de meticais e, em 2018, com 2.3 mil milhões de meticais, totalizando em aproximadamente 4,5 mil milhões de meticais ao Estado moçambicano, isto de acordo com os dados reconciliados de todos os pagamentos feitos pela empresa nestes dois anos e oficialmente confirmados pelo Estado.

Cresceram as contribuições da MRM e, ao mesmo tempo, cresceram os ganhos do Estado vindos da indústria extractiva. A contribuição da indústria extractiva para o Produto Interno Bruto situou-se na ordem dos 6,86% e 7,35%, respectivamente, nos anos 2017 e 2018.

Para esta pesquisa, que é a base do relatório da ITIE, foram seleccionadas 29 empresas do sector da indústria extractiva, com contabilidade organizada e auditada, sendo 11 do sector de hidrocarbonetos e 18 do sector mineiro.

Destaque-se que a posição de segundo maior contribuinte é referente ao país inteiro, pois, relativamente à província de Cabo Delgado, a MRM domina as contribuições. De 2014 a 2018, a Montepuez Ruby Mining foi distinguida como o maior contribuinte da província.

Esta “significativa contribuição” deixa “orgulhosos” os gestores da mineradora que, entretanto, assinalam que Moçambique precisa de profissionalizar o sector para ganhar mais dinheiro.

“Os rubis pertencem a Moçambique e devemos estruturar a indústria de pedras preciosas para trazer o máximo de dinheiro para o país a partir destes recursos. O trabalho da MRM tem em vista ser o guardião dos rubis de Moçambique, minerá-los de maneira responsável, comercializá-los, vendê-los pelo preço mais alto e trazer todo o dinheiro de volta para Moçambique. É isso que a MRM faz”, explicou Claudius Nhongonhema, director-geral adjunto da mineradora.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *