COVID-19: Bolsonaro culpa governadores pelo aumento de vítimas mortais

Agrava-se a situação da pandemia COVID-19 no Brasil, país mais afectado da América Latina, tendo só nesta quarta-feira registado 6.276 infectados, elevando o número de casos para mais de 78 mil e pelo menos 5 466 vítimas mortais.

Estes dados têm aumentado a impopularidade do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, quem tem sido acusado de má gestão da situação ao defender a reabertura da economia em detrimento das medidas de prevenção. Entretanto, Bolsonaro nega assumir responsabilidade pela crise humanitária, e atribui a culpa aos governadores federais.

“Essa factura deve ser enviada aos governadores (…) porque eles adoptaram as medidas restritivas e as pessoas continuam a morrer. A minha opinião não vale, o que vale são os decretos de governadores e prefeitos. Não adianta a imprensa colocar na minha conta essas questões, não adianta botar a culpa em mim”.

Na terça-feira, Bolsonaro chegou a dizer que lamentava as mortes no Brasil, mas que ele, embora tivesse o nome de Messias, não fazia milagres. Na quarta-feira, as Nações Unidas criticaram o governo de Bolsonaro por adoptar medidas de austeridade, quando devia gastar mais na luta para contenção do coronavírus no Brasil

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *