O ABASTECIMENTO de água potável poderá melhorar nos postos administrativos de Ressano Garcia, Sábie e Pessene, distrito da Moamba, província de Maputo, com a inauguração,semana passada,de onze novas fontes.

Os empreendimentos inaugurados pelo Governadorda província de Maputo,Júlio Parruque, foram construídos no âmbito da implementação do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural(PRONASAR)e estão avaliadas em cerca de sete milhões de meticais, financiados pelo governo de Moçambiqueeparceiros.

Das onze novas fontes, duas são sistemas multi-uso, que para além do abastecimento da população também servem para a irrigação e abeberamento do gado.

As fontes estão projectadas para abastecer cerca de 4.200 pessoas que faziam longas distâncias para buscar o que beber.

Os sistemas multi-uso construídos em Malengane e Matxitxi, segundo Parruque,respondem a uma das preocupações da populaçãolocal,que é a disponibilidade de água para o abeberamento do gadoe agricultura, a principal fonte de subsistência das famílias.

“Acobertura de água,na província de Maputo, é de 56 por cento, o que significa que o desafio é ainda maior para fazer chegar este recurso a todos”, disse.

Segundo Parruque, a inauguração do sistema multi-uso de Matxitxi, em Pessene, confirmaa prioridade do Governo em canalizar investimentos ao sector de água e saneamento para garantir a sua disponibilidade nas zonas rurais.

O programado governo, tal como referiu,preconizao acesso universal e equitativo a este recurso até2030, em alinhamento com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

O desafioda província no presente quinquénio, segundo Parruque,  é a construção de 385 fontes dispersas,para aumentar a disponibilidade deste recurso.

Este ano e no âmbito da iniciativa presidencial Água Para a Vida (PRAVIDA), lançadaem Outubro de 2018, foram construídos os sistemas da Ponta de Ouro, Zitundoe25 de JunhoemRessano Garcia, beneficiando 29. 738 pessoas.

O sistema da Ponta do Ouro é o maior, uma vez que está destinado a servir 17.600pessoas, seguido do Zitundo com 6.400  e de ressano com 5.738.

No âmbito do PRONASAR também foram construídos os sistemas de Marule e Motaze, no distrito de Magude, para beneficiar 8.905 pessoas, sendo 1.683 na primeira povoação e 7.222 na segunda.

“As fontes de abastecimento de água foram construídas para beneficiar as comunidades. É um investimento do Governo e dos parceiros que deve ser valorizado. Por isso, esperamos que os novefuros mecânicos e os doissistemas multi-uso que acabamos de inaugurar e entregar as comunidades da Moamba funcionem e perdurem no tempo”, frisou.

Acrescentou que para garantir a sua sustentabilidade é fundamental que as comunidades paguem a tarifa de consumo, como contribuição simbólica, que tem em vista garantir a sua manutenção.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *