A ALBUFEIRA que abastece a cidade de Nampula tem actualmente disponível 800 milhões de metros cúbicos de água, contra a sua capacidade de quatro mil milhões, quantidade considerada muito insuficiente para abastecer em pleno a população da região.
Esta acentuada redução, jamais vista nos últimos 10 anos, determina a carência do líquido para o consumo da população, segundo anunciou ontem, em conferência de imprensa o director geral da Administração Regional de Águas do Centro-Norte (ARA Centro-Norte), Carlitos Omar.
A albufeira que abastece a cidade de Nampula, construída há mais de 60 anos, já não tem capacidade para responder o crescimento demográfico que a cidade conheceu nos últimos anos. Actualmente o número de habitantes é estimado em mais de 740 mil.
“A situação agravou-se porque no ano hidrológico 2018-2019 as chuvas foram escassas. Este ano, esperávamos, segundo as previsões meteorológicas, que chovesse mais cedo, mas até hoje ainda não”, disse Omar.
Para minimizar a situação de abastecimento de água, segundo ele, a empresa Fundo de Investimento de Abastecimento de Água (FIPAG) foi orientada para diminuir as captações.
“Vale a pena dar pouca água do que não termos nada. Então passamos dos 40 mil metros diários para uma captura de 14 mil metros diários: Isto faz com que tenhamos alguma escassez, sobretudo ao nível dos bairros”, explicou Carlitos Omar, reiterando os apelos para o uso racional do líquido.
“Temos visto algumas pessoas a lavarem carros. Pedimos para que sejam sensíveis e poupem a água que os outros não têm”, lamentou. Leia mais
Fonte:Jornal Notícias