INTENSIFICAR acções de combate à Covid-19 através da desinfecção permanente do equipamento informático e de escritórionas instituições públicas e privadas é o apelo feito pela Secretária de Estado na província de Maputo.

Vitória Diogo lançou este desafio ontem, na cidade da Matola, no decurso da primeira sessão do Comité Operativo de Emergência em saúde pública, no âmbito das medidas de prevenção da Covid-19 na província.

Na ocasião, a governante apelou ainda ao sector dos transportes da província de Maputo a desinfectar, constantemente, os autocarros nos terminais, de modo a estancar a propagação da pandemia do novo coronavírus.

Sugeriu ainda aos órgãos de comunicação social a promoverem debates semanais para difundir informações sobre o novo coronavírus, tendo em conta o número de óbitos e dos novos infectados que a província apresenta nos últimos dias.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado afirmou que a reactivação dos pontos focais nas instituições públicas e no sector privado pode trazer resultados satisfatórios, no combate à pandemia.

Vitória Diogo defende também que, para garantir o recolher obrigatório, medida emanada no decreto presidencial, é necessário que os empresários adoptem o regime de turnos, para permitir que os seus trabalhadores saiam a tempode chegar a casa sem violar o decreto.

A primeira sessão do Comité Operativo de Emergência contou com a presença do governador de Maputo, Júlio Parruque, directores dos serviços provinciais de representação do Estado, delegados provinciais, administradores distritais e presidentes dos municípios.

No encontro foram abordados, dentre vários assuntos, o ponto de situação da área de empregabilidade e a situação dos transportes, face à Covid-19.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *