O MINISTRO da Saúde, Armindo Tiago, disse na manhã de hoje (10) que “mais de 15.800 profissionais da saúde foram vacinados contra a Covid-19, nos primeiros dois dias da campanha Nacional de Vacinação”, que numa primeira fase vai abranger 65 mil, no país.

Tiago afirmou ainda que, o sector da saúde possui equipamento de protecção contra a covid-19 para este ano e que as direcções provinciais possuem equipamento para mais de dois meses em consumíveis e o armazém possui um stock para mais de tres meses em equipamento de preotecçao da Covid-19 e medicamentos garantidos para os próximos dois anos.

Estes dados foram revelados no parlamento, durante a sessão do informe do Governo aos deputados.

Tiago destacou três aspectos, nomeadamente, os esforços para a redução da infecção pelo novo coronavírus; início da vacinação contra a covid-19; e a gestão de fundos disponíveis para o combate a doença.

Tiago explicou ainda sobre o decurso do plano nacional de vacinação contra a covid-19, que neste momento já alcançou mais de 15.800 profissionais da saúde, que fazem parte do grupo de risco, por estarem em contacto permanente com pacientes.

Falou ainda do aumento da capacidade de internamento para a covid-19, o que totaliza uma disponibilidade de internamento com 320 novas camas no Hospital Geral de Mavalane, 164 no Hospital central de Maputo e 120 no hospital da Polana Caniço.

Foram distribuídos 184 concentradores de oxigénio, 72 ventiladores evasivos, 10 aparelhos de raio X portáteis, icnógrafos e de gasómetro.

Foram admitidos funcionários para os “Call Center”, centros de atendimento de chamadas das linhas verdes, para fazerem o acompanhamento e esclarecimento acerca da covid-19, estando neste momento em conclusão o processo de contratação de 128 profissionais, que vão trabalhar no Hospital Geral de Mavalane, dos quais 31 são médicos de clínica geral, 38 enfermeiros, seis técnicos de laboratório e de farmácia, 41 agentes de serviço e quatro motoristas.

Tiago falou também do processo de contratação de mais 220 profissionais de saúde, sendo 208 nacionais e 14 cubanos, para o Hospital Geral de Mavalane, sendo 31 médicos de clínica geral, 35 técnicos de laboratório e formação em biossegurança para 1.108 técnicos que trabalham com doentes da Covid-19.

Falou ainda da gestao de fundos disponibilizados para o Ministério da Saúde, que neste momento a conta possui 12 milhoes de dólares para o combate a pandemia.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *