A CINTURA verde da cidade de Vilankulo distrito do mesmo nome, no norte da província de Inhambane, esta a registar um aumento na produção de hortícolas, o que melhora a diversificação de alimentos naquela urbe turística.

O aumento dos níveis de produção de hortícolas nesta autarquia resulta por um lado, das diversas iniciativas levadas do conselho municipal visando incentivar a prática da actividade agrícola e por outro, pelo engajamento dos mais de quinhentos produtores que exploram as zonas baixas que constituem a cintura verde da cidade de Vilankulo.

Das várias acções desenvolvidas pela autarquia de Vilankulo, com vista a estimular a actividade agrícola no sector familiar, destaca-se a aquisição de pesticidas, insumos agrícolas incluindo diversa semente melhorada.

N âmbito da melhoria das condições de produção de comida, há dias, a edilidade de Vilankulo, rubricou com a Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane, um memorando visando prestar assistência técnica aos produtores locais.

No quadro da governação inclusiva e participativa, o Presidente do Conselho Municipal da cidade de Vilankulo, William Tunzine, visitou algumas baixas da cintura verde, tendo ficado impressionado com o aspecto vegetativo das culturas que se encontram nos canteiros, na sua maioria já na fase de maturação.

Trata-se de tomate, alface, cebola, couve, repolho, cenoura, pimento, entre outras hortícolas que outrora a cidade, era abastecida pelos produtores de Mapinhane e Pambara, que trabalham nas margens do rio Govuro.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *