A DELEGAÇÃO do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no Niassa, colectou mais de três milhões de meticais no primeiro mês da campanha de cobrança de dívidas às empresas devedoras.

Trata-se de uma campanha que tem por finalidade sensibilizar as empresas devedoras a pagarem voluntariamente as suas dívidas ao INSS, resultantes das contribuições dos trabalhadores para a pensão de velhice, sobrevivência, subsídios por doença e morte.

De acordo com o respectivo delegado provincial, Sidónio Manuel, a campanha em curso permitiu descortinar 464 empresas devedoras, para além de outras 70 que fecharam as portas sem, no entanto, dar alguma informação às entidades de tutela, nomeadamente a Direcção Provincial do Trabalho e Segurança Social.

Sidónio Manuel considerou a campanha de positiva pelos resultados alcançados em tão pouco tempo, que se situam nos 30 por cento da meta de 10 milhões de meticais fixada pelas empresas e pelo INSS.

Antes da campanha, segundo a fonte, o INSS recebeu das empresas devedoras, nos primeiros três meses, cerca de dois milhões de meticais, o que, de acordo com Sidónio Manuel, demonstra vontade das empresas canalizarem as contribuições.

No cômputo geral, mesmo verificando-se algumas irregularidades em certas empresas, têm havido acordos encorajadores entre ambos, que permitem uma solução amigável, como alternativa aos tribunais.

De referir que a campanha iniciou no dia 22 de Março e encerrou a 5 de Maio.  

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/67504-niassa-seguranca-social-recupera-tres-milhoes-em-divida.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *