OS gestores dos centros de saúde públicos existentes na cidade de Nampula foram instados a estar vigilantes contra o desvio sistemático de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), que se verifica nas respectivas farmácias, que em alguns casos envolve os próprios funcionários.

O apelo foi feito pelo governador provincial, Manuel Rodrigues, durante a visita que acaba de efectuar a essas unidades sanitárias, com o objectivo de aferir o actual nível de prestação dos serviços de saúde primários à população da cidade.

O pronunciamento do governador surgiu depois de ter sido confrontado com a denúncia, por doentes, sobre a indisponibilidade de alguns medicamentos nas farmácias, concretamente nos centros de saúde 25 de Setembro, Namiepe e 1º de Maio, por si visitados e que fazem parte dos mais procurados da cidade de Nampula.

Aos profissionais de saúde que se envolverem em desvios de medicamentos, o governante advertiu que caso continuem a enveredar pelo mesmo comportamento serão expulsos. Referiu ser imperioso que se aperte o cerco contra casos de desvios e que o funcionário de saúde deve ser o primeiro responsável na vigilância e exigência no seu controlo.

Manuel Rodrigues salientou que o desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde, em que o principal actor é o funcionário de saúde, é bastante constrangedor, porque muitas vezes tem havido reclamações de indisponibilidade para os pacientes.

Para o chefe do executivo provincial de Nampula, todo o cidadão que procura pelos serviços primários de saúde é porque se encontra numa situação aflita em termos do seu estado de saúde.

“O cidadão não está a vir aqui para passear ou para contemplar os nossos profissionais de saúde, ele vem aqui porque quer que o seu estado de saúde seja melhorado e esse melhoramento de atendimento e disponibilidade de medicamento deve sempre estar em primeira mão para qualquer que seja o profissional e a nossa população”, observou Rodrigues.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *