O PAÍS perde, todos os anos, perto de 90 hectares da floresta do mangal, fenómeno que, segundo a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Augusta Maíta, é inquietante.

Segundo a dirigente, falando em Maputo na esteira do VII Conselho Coordenador do sector, a par do desafio de restauração, impõe-se a necessidade de travar esta onda de degradação, principalmente face à acção deliberada do Homem.

“A presença do sector deve ser efectiva, em coordenação com outras entidades que trabalham na área do mangal. O Programa Nacional impõe metas concretas para cada província, pelo que o nosso envolvimento directo na mobilização da população para as acções de restauração do mangal é imprescindível”, ordenou.

Augusta Maíta referiu que a materialização da Estratégia de Gestão do Mangal 2020-2024 não pode incidir somente no reflorestamento. Acções como a capacitação e coordenação institucional, fiscalização e legislação,educação e consciencialização ambiental, pesquisa e gestão do conhecimento, protecção e uso sustentável deste ecossistema,devem também figurar no leque das actividades a serem desenvolvidas em torno deste desiderato.

“Através da interacção com os parceiros, estamos a mobilizar recursos para que as nossas actividades tenham sustento e o sucesso que desejamos. Felizmente, a consciência sobre esta preocupação global quanto ao mangal é uma realidade, pelo que estamos entusiasmados e encorajados em prosseguir este fim”, disse.

No evento que decorre sob o lema “Juntos na Protecção e Restauração do Nosso Mar” a ministra falou dos desafios dosector no estabelecimento de estratégias de segurança e combate à pesca ilegal.

Destacou a necessidade de uma sofisticações de meios e formas de pesca ilegal e não declarada, e a comercialização do pescado resultante desta prática, entre outras infracções e crimes relacionados com os ecossistemas marinhos e costeiros, são desafios que não cabem somente no Sector do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *