ESTÃO terminadas as obras de reconstrução do Instituto Industrial e Comercial da Beira (IICB), que consistiram na requalificação dos espaços, cobertura e colocação do tecto falsos nos edifícios afectados pelo ciclone Idai em 2019.

O facto foi anunciado esta segunda-feira pela secretária de Estado em Sofala, Stella Zeca, recordando que quando o Idai ocorreu estavamem curso a reabilitação, ampliação, requalificação e apetrechamento deste estabelecimento de ensino técnico-profissional com novo equipamento para os seus laboratórios.

Lembre-se que, na sequência daquele desastre natural, o bloco administrativo, anfiteatro, laboratórios e as oficinas ficaram sem tecto, além de danos no muro de vedação.

Para superar esta situação, o IICB recebeu um donativo de um milhão e duzentos mil euros financiados pelo banco alemão KFW, exclusivamente para as obras de emergências que não estavam incluídas no projecto de reabilitação, ampliação e requalificação da instituição.

Com esta iniciativa, o Governo e parceiros mantêm a intenção de transformar o IICB numa instituição de referência nacional, tendo em conta que vai funcionar seguindo o novo modelo de formação, garantindo que o estudante reúna capacidades intelectuais suficientes para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.

Importa realçar que, para a reabilitação, extensão, aquisição de equipamentos e apetrechamento das oficinas desteinstituto, o banco KFW investiu 7.3 milhões de euros num projecto que começou em 2008.

Com a mesma parceria, foram equipados os laboratórios e salas de aula para as qualificações de Mecânica Industrial, Mecânica Auto, Construção Civil e Electricidade.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *