A AUTORIDADE Tributária de Moçambique (AT), em Quelimane, intensificou nos últimos dias, a campanha de fiscalização à facturação nos estabelecimentos comerciais com o objectivo de consciencializar a sociedade sobre a sua importância para o aumento da receita.

Campanha que decorre sob o lema “Eu sou Fiscal, Não ao Contrabando”pretende aferir o grau de transparência no exercício das actividades comerciais e prestação de serviços.

O delegado da AT na Zambézia, Herculano Cintura, disse que 2017 foi eleito como ano de Fiscalização e Auditoria, razão pela qual os técnicos da instituição pretendem trabalhar para melhorar a colecta de impostos com maior enfoque para o  Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA).

Guiado por este objectivo, a AT na Zambézia, concretamente na cidade de Quelimane saiu à rua para intensificar a fiscalização à facturação junto dos agentes económicos desta urbe.

E porque o acto de compra e venda de bens e serviços é dos mais frequentes no dia-a-dia da dos cidadãos e agentes económicos, as acções de sensibilização e fiscalização de facturação deverão ser contínuas.

O objectivo, segundo a fonte, é que todos os actores da sociedade estejam consciencializados sobre a necessidade de cumprirem com os seus direitos e obrigações fiscais. No caso particular dos estabelecimentos comerciais, os agentes da AT desdobram-se desde há dias, numa acção que  visa igualmente, desencorajar a sonegação de impostos.

Com esta actividade, Herculano Cintura, que integrava uma das equipas de trabalho, disse que a instituição tem o objectivo de apelar aos agentes económicos para a necessidade da emissão de documentos comprovativos (facturas, recibos e venda a dinheiro) na venda de bens ou serviços.

À população pretende-se sensibilizá-la sobre a necessidade de exigir os documentos comprovativos dos actos de aquisição de bens ou serviços fornecidos pelos agentes económicos. Procedendo desta forma, o cidadão cumpre com o estipulado na lei e concorre para o combate à sonegação de impostos, contribuindo desta forma para a melhoria dos níveis de arrecadação de receitas.

Em Quelimane, a campanha abrange também o processo de selagem de tabaco manufacturado e bebidas alcoólicas.

Jocas Achar

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/67953-at-intensifica-a-campanha-de-fiscalizacao-a-facturacao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *