O Parque do Rio Chiveve, uma infra-estrutura inaugurada em Dezembro de 2020, continua a ser a melhor protecção da cidade da Beira, capital da província de Sofala, contra as mudanças climáticas, considera a Administração de Infra-estruturas de Águas e Saneamento (AIAS).

O segundo aniversário de inauguração do Parque, que se assinala hoje, quinta-feira, celebra-se sob o lema “Protegendo a Beira Contra as Mudanças Climáticas”.
O projecto liderado pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), em coordenação com o Município da Beira, implementado pela AIAS e financiado pela Cooperação Alemã através do KfW, em cooperação com o Banco Mundial, contou com um investimento de cerca de 51 milhões de euros, sendo 31 milhões de euros da Alemanha, 16 milhões de euros do Banco Mundial e quatro milhões de euros do Governo de Moçambique.

“Este projecto tem sido uma grande aprendizagem para Moçambique, para a Beira e para o Ministério das Obras Públicas. É uma referência importante para futuros projectos desta natureza”, afirmou a directora Executiva da AIAS, Rute Nhamucho.
Segundo uma nota citada pela AIM, na qual reconhece a sua propensão a inundações, a cidade da Beira começou a melhorar a resiliência aos choques climáticos anos antes de o ciclone IDAI atingir Moçambique em 2019. Para o efeito, contou com um projecto apoiado pela Cooperação Alemã e pelo Banco Mundial.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *