ALUNOS dos níveis primário e secundário partilham o mesmo espaço na escola da Unidade Comunal de Nampaco. O caso preocupa as autoridades governamentais que já estão a projectar construir um novo edifício num outro lugar.

O Conselho Executivo Provincial de Nampula, através da Direcção Provincial de Educação, dispõe de fundos para construção de uma nova escola para albergar os alunos do segundo ciclo, nomeadamente a décima e décima segunda classe. O governador Manuel Rodrigues que, recentemente, realizou uma visita relâmpago àquele estabelecimento de ensino, disse que o governo tem conhecimento do assunto e já dispõe de fundos para construção da infra-estrutura.

Afirmou que neste momento falta apenas o espaço para a construção da escola, de modo a descongestionar a actual lotada e com muitas crianças sentadas no chão. Em princípio, a nova infra-estrutura deverá ser erguida no espaço pertencente à cadeia feminina, cujo pedido já foi formulado à respectiva direcção.

Na ocasião, o governante comprometeu-se a trabalhar no assunto, garantindo o início das obras no segundo semestre do ano em curso. Dirigindo-se aos funcionários daquela escola, Rodrigues exigiu o cumprimento do horário de trabalho e preenchimento do livro de ponto, por forma a garantir assiduidade destes e dos professores.

A directora da escola, Gina Rosa Estevão, disse que o estabelecimento acomoda 122 turmas do ensino secundário e 82 do primário, das quais 40 têm aulas ao ar livre. O estabelecimento do ensino dispõe de apenas duas mil carteiras para 23.340 alunos. A responsável agradeceu, na ocasião, a boa nova anunciada pelo governador, afirmando que não está a ser fácil gerir os dois níveis de ensino no mesmo espaço.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *