“A Água e a Águia” de Mia Couto escala terras lusas

Prateleiras portuguesas recebem novo livro de Mia Couto. Trata-se de um livro dedicado aos mais novos, ilustrado por Danuta Wojciechowska.

É escritor que ocupa um lugar muito destacado das letras nacionais. Depois da trilogia “As areias do imperador” Mia regressa com um livro infantil. Chama-se “A Água e a Águia” e é o novo livro infantil de Mia Couto. Chega às livrarias portuguesas na próxima terça-feira, 9 de outubro, e é uma edição da Editorial Caminho. O autor e a editora não revelaram muitos pormenores sobre a história do livro ou o seu enredo, deixando o resto à imaginação dos fãs. Foi apenas revelado um único excerto da obra que explora a vida das águias na terra:

“Foi então que a mais velha das águias juntou toda a comunidade e perguntou: — Sabem o que é a letra i? Uma disse: é um pau espetado no abecedário. Outra disse: é um dançarino com um chapéu alto.” É com este excerto que a nova obra de Mia Couto é apresentada.

O livro infantil conta com ilustrações de Danuta Wojciechowska — artista que já colaborou em outros livros do autor, como “O Menino no Sapatinho” ou “O Beijo da Palavrinha”. Diga-se, como o título sugere, que a obra conta a história das grandes águias que sobrevoam a terra. E como é habitual a poesia bem refinada ao gosto infantil far-se-á presente no enredo.

A colaboração de Danuca, no livro, é no fundo um espaço que foi encontrado pela ilustradora para reflectir poeticamente sobre a água, temática que inspira frequentemente o seu trabalho, dada a sua infância próxima da natureza.

Danuta Wojciechowska nasceu no Québec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique). Fez estudos pós-graduados em Educação pela Arte em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia.

Tem muitos anos de experiência como dinamizadora de ateliers criativos, com crianças jovens e adultos. Participa frequentemente em cursos de formação e conferências para professores. Organiza workshops e exposições em torno do seu trabalho de ilustração. Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. Ainda em 2004 recebeu o prémio para o melhor livro ilustrador da FIBDA – FEstival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – por O Sonho de Mariana.

A Menina Sem Palavra, O Gato e o Escuro, O Pátio das Sombras, são algumas obras infantis de Mia Couto de grande destaque.

 

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *