O ORFANATO Associação dos Amigos de Crianças Órfãs de Sida (AACOSIDA), localizado no bairro Ndlavela, município da Matola, província de Maputo, será reabilitado, com vista a proporcionar melhor qualidade de vida aos menores.

Para o efeito, a embaixada do Japão e a AACOSIDA rubricaram na manhã de hoje (21), na cidade de Maputo, um acordo de financiamento, orçado em 25.781 dólares (1,8 milhões de meticais) para asobras de reabilitação,  que devem arrancar em breve.

A reestruturação do orfanato da AACOSIDA consistirá na substituição da cobertura e do sistema eléctrico e pintura.

O embaixador do Japão em Moçambique, Kimura Hajime, referiu que a iniciativa de apoiar o orfanato parte de uma interacção havida, em Março, com o criador do orfanato.

“Quando conheci a AACOSIDA fiquei impressionado com o trabalho realizado pelo responsável do centro. Apreciei ainda o trabalho artístico desenvolvido pelas crianças. Por isso, tive vontade de apoiá-los nesta causa”, disse.

Para o director do orfanato, Dumissane Macamo, o apoio é uma dádiva divina pelo empenho em cuidar crianças desfavorecidas.

“O que vivenciamoshoje é resultado de muito esforço. Daí que agradeço ao Governo do Japão pelo apoio, bem como a todos os amigos da AACOSIDA que têm dado suporte ao longo dos anos”, disse Macamo.

A AACOSIDA acolhe 69 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os seis a 18 anos, alguns dos quais vivem com o HIV e outros são órfãos. No orfanato, as crianças desenvolvem actividades como a pintura, para a geração de renda.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *