O novo livro de Adelino Timóteo, “A biblioteca debaixo da cidade” será  apresentado hoje, 2 de Março, pelas 17h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A obra que sai em edição do autor e  avança com um debate sobre o papel da memória e a passagem do testemunho para as novas gerações. Este livro, pela ousadia do seu autor, avança suas fronteiras geográficas e se coloca ao lado de grandes nomes da literatura do tempo presente.

Para Carla A. Ferreira, docente da Universidade Federal de São Carlos no Brasil, a o obra A biblioteca debaixo da cidade retrata o “segredo de Susana apresentado pela vida do marido Mendes dos Remédios  e traz personagens ilustres e outros comuns, em sua humanidade e intimidade, para uma trama elaborada com maestria por meio da metalinguagem.

A académica afirma que a narrativa apresenta a combinação de géneros como cartas, poemas, páginas de diários; reflete sobre o fazer poético, sobre as funções e repercussões de um livro em sua materialidade; e lida brilhantemente com a intertextualidade.

A prosa ainda combina um tom de realismo ao gosto do século XIX, um estilo contemporâneo, o que faz de Adelino Timóteo um autor que enobrece a literatura de seu país.

Adelino Timóteo nasceu em 1970, na Beira, em Moçambique. É formado na área de docência em língua portuguesa, mas não exerceu a profissão. Ingressou no Jornalismo em 1994, na cidade da Beira, no Diário de Moçambique, e, mais tarde, tornou-se correspondente do semanário Savana, da mesma cidade. É licenciado em Direito e exerce a função de jornalista no semanário Canal de Moçambique, também da cidade da Beira. Escritor, com 24 obras publicadas. Além disso, é artista plástico e já realizou diversas exposições individuais, em Moçambique e no estrangeiro.

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *