NoticiasAI

África do Sul adquire mais acções na Mozal e supera participação do Estado moçambicano

Mozal moz min

A empresa de capitais governamentais sul-africanos Industrial Development Corporation of South Africa Limited (IDC) adquiriu, recentemente, 8,445% da participação social total da MCA Metals Holding Gmbh (MCAM) na Mozal, SA. A informação foi divulgada há dias pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), num comunicado em que a instituição solicita observações sobre a operação. 

 

A MCAM é uma empresa com sede em Viena, na Áustria, e faz parte do Grupo Mitsubishi Corporation. Já a IDC é uma empresa criada em 1940 pelo Governo sul-africano para o desenvolvimento da capacidade industrial, identificando e financiando proactivamente projectos de alto impacto, criando novas indústrias viáveis e usando diversos conhecimentos da indústria para impulsionar o crescimento em sectores prioritários. 

 

O comunicado da ARC não avança o montante da aquisição dos 8,445% da MCAM pela IDC, mas com a operação, a participação accionista da companhia sul-africana passa de 24% para 32,445% na Mozal, contra uma participação do Estado moçambicano de 3.9%.

 

Dados a que “Carta” teve acesso indicam que esta não é a primeira vez que a MCAM vende as suas acções na Mozal. A princípio de Junho passado, a South32 Limited (accionista maioritário da Mozal) anunciou a conclusão com sucesso da aquisição de uma participação adicional de 16,6% e direitos relacionados na Mozal Aluminium da MCAM.

 

A contraprestação final em dinheiro foi de 2.002 milhões de USD, valor que reflectiu os elevados ajustes de caixa e capital de giro na data de aquisição, uma vez que o negócio continua a beneficiar-se dos fortes preços do alumínio.

 

Após a aquisição, a participação accionista da South32 na Mozal aumentou de 47,1% para 63,7%. A South32 é uma empresa de mineração e metais globalmente diversificada. Produz commodities, incluindo bauxita, alumínio, cobre, prata, chumbo, zinco, níquel, carvão metalúrgico e manganês nas suas operações na Áustria, África Austral e América do Sul.

 

A Mozal é um projecto conjunto de fundição de alumínio, localizado no Parque Industrial de Beluluane, província de Maputo. O projecto é uma unidade de fundição que iniciou as suas operações como produtora de alumínio exclusivamente para exportação.

 

A empresa existe no país desde 1998 como parte de um programa de recuperação liderado pelo desejo activo do governo moçambicano de investimento estrangeiro para ajudar a reconstruir a nação após a guerra civil do país no início de 1990. A Mozal foi inaugurada oficialmente em Setembro de 2000. Foi o primeiro grande investimento estrangeiro em Moçambique e é o maior projecto do sector privado no país. (Evaristo Chilingue)

Fonte: Carta de Moçambique