NoticiasAI

Água extra-terrestre encontrada em meteorito que caiu no Reino Unido

Foi agora descoberto que o meteorito que aterrou em Gloucestershire, em Inglaterra, em Fevereiro, contém água extra-terrestre encontrada pela primeira vez em meteoritos que aterraram no Reino Unido.

Segundo um investigador do grupo de materiais planetários do Museu de História Natural, Ashley King, é possível que se venham a encontrar pistas sobre a origem da água na Terra, dado que cerca de 12% da amostra é constituída por água e oferece muitos conhecimentos, uma vez que é a menos contaminada a ser recolhida. 

Ao debruçar-se sobre a nova descoberta esclareceu que, uma vez que o meteorito com cerca de meio quilo foi recuperado rapidamente, em cerca de 12 horas, não foi contaminado pela água e materiais na Terra, o que é de realçar visto que os cientistas tentam “sempre fazer corresponder a composição dos meteoritos aquáticos e outros materiais extra-terrestres à composição da água na Terra”, explicou, citado pelo Ao Minuto .

“A composição desta água é muito semelhante à composição da água dos oceanos da Terra”, explicou King, salientando: “É uma prova muito boa de que os asteroides deram uma contribuição muito importante para os oceanos da Terra”.

King reiterou que “uma das grandes questões que temos nas ciências planetárias é de onde veio a água na Terra” e pensa-se que “um dos lugares óbvios é ou através de cometas que têm cargas e cargas de gelo ou asteroides”, relata a Sky News.

Julga-se que este meteorito – o primeiro condrite carbonoso conhecido a ser encontrado no Reino Unido e o primeiro a ser recuperado em todo o país em 30 anos – tenha sido formado há cerca de 4,6 mil milhões de anos e tenha levado cerca de 300 mil anos para chegar à Terra.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias