O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu quinta-feira ajudar na libertação da jovem cristã retida pelo grupo jihadista Boko Haram por se recusar a converter ao islão.

“É desanimador que uma das alunas, Leah Sharibu, permaneça em cativeiro”, disse Buhari na sua conta no Twitter, adiantando que fará tudo o que tiver ao seu alcance para a recuperar.

“O meu coração vai para os pais de Leah, que devem estar a ver outros pais alegres enquanto a sua própria filha ainda está em cativeiro. É minha responsabilidade nos termos da Constituição da Nigéria, proteger todos os nigerianos, e sempre me esforçar para alcançá-lo. Leah não será abandonada”, acrescentou Buhari, que pretende receber as meninas libertadas na capital do país, Abuja.

A jovem, Leah Sharibu, é uma das 110 alunas sequestradas no nordeste do país, a 19 de Fevereiro, por militantes islamitas do Boko Haram, em Dapchi, na Nigéria.

Na quarta-feira, 104 alunas foram libertadas, embora no início o Governo tenha falado de 105, enquanto o destino das cinco restantes é desconhecido.

O pai de Sharibu disse que Boko Haram aparentemente não libertou a sua filha porque a menina se recusou a desistir de sua fé para abraçar a religião muçulmana.

O mesmo foi dito pela mãe da jovem de 15 anos.

“Ela estava prestes a entrar no veículo que deveria trazê-las de volta. Então, o Boko Haram disse que se deveria converter”, disse a mãe.

O governo alega que não pagou nenhum resgate pelas alunas e ressaltou que isso ocorreu “por via diplomática e com a ajuda de alguns amigos do país”.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *