A DIRECÇÃO Nacional de Sanidade Agro-Pecuária e Biossegurança do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural(MADER), acaba de lançar um alerta a todos os Serviços Provinciais de Actividades Económicas do país sobre a ocorrência de nuvens de gafanhoto migratório africano no Lago Chirua, no Malawi, zonaque faz fronteira com o distrito de Mecanhelas, província do Niassa.

De acordo com um comunicadodivulgado por aquela direcção, a informação foi reportada à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) Regional pela Organização Internacional para o Controlo do Gafanhoto Vermelho nas regiões central e austral de África.

A FAO regional refere que as nuvens de gafanhoto migratório africano ocorrem também no Botswana, mas estão a dispersar-se para outros países da região, sendo que Moçambique, segundo a fonte, poderá ser alvo de invasãoda praga.

A organização considera que o fenómeno poderá constituir um perigo para a segurança alimentar nalguns países da região.

A Direcção Nacional de Sanidade Agro-Pecuária e Biossegurança do MADER recomenda ainda a todos os Serviços Provinciais de Actividades Económicas para reportaremqualquer ocorrência de gafanhoto em território nacional para a tomada de medidas adequadas em tempo útil.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *