Alunos do Xiquitsi já estagiam em Portugal

O trio de alunos do projecto Xiquitsi, escolhido para estagiar em Portugal e participar do Festival de Música da Primavera da cidade de Viseu já se encontra naquele país europeu e admite ter sido bem recebido e encaminhado. Segundo revela um dos alunos, “o próprio director (José Carlos) esteve à nossa espera no conservatório, para nos dizer como iriam decorrer as nossas actividades”, disse Florêncio Manhique, quem garante que os três estão a adquirir muita experiência num contexto em que música clássica é tradição.

Nestes dias, os três alunos do projecto Xiquitsi estão a ter aulas de instrumento. No entanto, apesar do foco actual ser o estudo individual de cada um dos membros, os mesmos têm tido aulas com os estudantes portugueses, integrados em naipes, nome que se dá a um grupo de instrumentos musicais ou vozes idênticas dentro de um coro ou orquestra.

Quanto ao tempo gasto no estágio, em média, por dia, são cinco horas de trabalho mais três ou quatro de estudo individual”.

Além de Florêncio Manhique, estagiam em Portugal, igualmente, Kleyd Alfainho (viola), e Inerzio José Macome (violoncelo).

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *