Permanece o suspense em torno dos resultados das sétimas eleições da África do Sul.  Já foram apurados dados de mais de metade dos postos de votação e o ANC lidera a contagem ainda distante da maioria absoluta.

No concreto, a comissão de eleições processou dados de cerca de doze mil e cem assembleias de voto, ou seja 52 por cento do total de 23 mil e 293.

A nível nacional, ou seja na corrida ao parlamento, o ANC tem três milhões e noventa e cinco mil votos, que correspondem a 42 vírgula 34 por cento.

A Aliança Democrática aparece logo a seguir com um milhão e seiscentos e setenta e sete mil votos, correspondentes a 23 virgula 39 por cento.

O recém criado Umkhoto WeSizwe aparece como o terceiro partido mais votado, com 773 mil votos que significam 10 vírgula 77 por cento.

As ascensão do partido liderado por Jacob Zuma está a colocar EFF de Julius Malema, no quarto lugar com 9 virgula seis por cento de votos.

Nas eleições regionais e provinciais, o ANC lidera em 7 províncias, sendo que em Gauteng e Cabo Norte o Partido ainda não atingiu os 50 por cento. A liderança, algo confortável, acontece em Mpumalanga, Limpopo, North West, Free State e Cabo Oriental.

A Aliança Democrática lidera a contagem na província do Cabo Ocidental e o Umkhoto WeSizwe em Kwazulu-Natal.

O Congresso Nacional Africano diz estar convencido de que vai conseguir a maioria absoluta, e recorda que algumas sondagens colocavam o partido abaixo de 40 por cento.

Na habitual interacção com a imprensa, a comissão eleitoral disse que já tem processados os resultados de setenta por cento das assembleias de voto, cujos resultados vão aparecer no painel central ao longo desta manhã.

Por outro lado, confirmou o desaparecimento de uma urna que era transportada numa carrinha de caixa aberta. A urna era transportada da zona de uMhlatuze, em Kwazulu Natal, para um armazém da comissão eleitoral.

No entanto, a comissão reitera que está a trabalhar com transparência para garantir eleições justas. (RM Johannesburg)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *