Os fiéis da Igreja Anglicana em Moçambique, a nível da Diocese dos Libombos, acolhem nos próximos dias 27 e 28 de Outubro festividades da família diocesana e o jubileu dos 125 anos, respectivamente.

O evento, em que deverão participar perto de 3000 fiéis, é celebrado sob o lema “125 anos semeando a fé, o amor e a paz entre os filhos de Deus na Terra”.

 Além de convidados nacionais, a cerimónia vai contar com a presença de fiéis provenientes de Portugal, África do Sul, Suécia, Zimbabwe, Inglaterra e Estados Unidos da América.

Segundo o diácono Mércio Langa, porta-voz do evento, a “família diocesana” é uma cerimónia tradicional da Igreja Anglicana que se celebra anualmente na última semana de Outubro.

Langa disse ao Notícias que, de costume, as actividades de família diocesana são sempre antecedidas de sínodo e sucedidas de missa de acção de graça, no domingo.

A fonte informou que este ano a celebração vai contemplar três principais realizações, nomeadamente: o sínodo, de 24 a 26 de Outubro, uma assembleia que reúne as figuras gestoras da igreja numa reflexão sobre os resultados em diversas esferas da actuação da diocese para desenharem estratégias para os próximos desafios.

A segunda realização vai decorrer no dia 27, na Igreja São Cipriano de Chamanculo, onde estão agendadas várias actividades, como palestras sobre a vida e história da igreja.

O porta-voz referiu que os trabalhos incluem, também, uma feira de saúde, onde serão proferidas palestras sobre o cancro da mama e da próstata e respectivos testes e a emissão de Bilhetes de Identidade (BI).

O apogeu da efeméride vai ter lugar no domingo, no pavilhão gimnodesportivo de Maxaquene, na missa de acção de graça, que coincide com a celebração do jubileu dos 125 da Diocese dos Libombos.

A Diocese dos Libombos foi criada a 05 de Novembro de 1893, com a consagração do bispo William Edmund Smyth.

A Diocese dos Libombos integra as províncias do centro e sul do país, nomeadamente, Tete, Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo, subdividindo-se em seis distritos eclesiásticos, a saber: Umbelúzi, Maputo, Limpopo, Maciene, Inhambane e Púnguè e conta com 250 congregações, um bispo em exercício e um reformado, 58 padres e quatro diáconos.

SAMUEL UAMUSSE

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *