O Access Bank Mozambique finalizou, a 17 de Maio corrente, o processo de aquisição do BancABC Moçambique, iniciando assim uma nova fase da sua história no país, de se tornar o banco africano mais respeitado do mundo. Neste momento, as duas instituições (Access Bank e BancABC) continuam a desenvolver actividades de forma autónoma, mas já sob alçada do Grupo Access Bank, aguardando a autorização do Banco de Moçambique para a fusão efectiva.

 

Falando em conferência de imprensa sobre a transacção, o Presidente do Conselho de Administração do BancABC, Rogério Samo Gudo, sublinhou que a operação representa um grande passo para o sector da banca no mercado moçambicano, consolidando a estratégia alargada do Access Bank para África.

 

“O Access Bank é um banco robusto. Tem estado a fazer aquisições em África. A última ocorreu na África do Sul. Está a tornar-se um dos maiores bancos em África e isso significa maior segurança para os nossos clientes, maior eficiência em termos de serviços, compliance e contamos com todas as plataformas digitais, que vão adicionar ainda mais experiência aos nossos clientes”, acrescentou Samo Gudo.

 

Com a aquisição do BancABC, que era parte do Grupo Atlas Mara, o Access Bank posiciona-se como um dos sete maiores bancos em Moçambique.

 

O Administrador Delegado do Access Bank, Marco Abalroado, assinalou que o banco irá desempenhar um papel de maior impacto no crescimento da economia do país, servindo tanto o segmento da Corporate como o segmento de Retalho com produtos e serviços inovadores e personalizados.

 

Avançou que, após a fusão, o Grupo Access Bank desafia-se a continuar a expandir-se pelo país, concretamente pelas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Zambézia e Sofala, Inhambane e distritos, facto que irá exigir a instituição a contratar mais mão-de-obra nacional para servir as agências.

 

“A expansão não é somente nas agências físicas que conhecemos. Será também fundamental investir em soluções digitais e continuar a aumentar a nossa carteira de clientes”, sublinhou Abalroado.

 

Actualmente, o Grupo conta com uma rede de 10 agências, 404 trabalhadores e 130 mil clientes espalhados por algumas províncias do país.

 

Como parte de um grupo que abrange três continentes, 15 países e mais de 49 milhões de clientes, o Access Bank incorpora uma experiência acumulada em grandes projectos de Oil & Gas, faz gestão de risco e orienta-se pelas melhores práticas, exercendo fortes políticas de compliance.

 

De origem nigeriana, o Access Bank iniciou actividade em Moçambique no final de 2020. Afirma-se como um banco universal, servindo todos os segmentos de negócios com o compromisso de concretizar os sonhos de todos os moçambicanos. (Evaristo Chilingue)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *