O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou esta tarde que as pesquisas feitas pela Ding Sheng, empresa que explora as areias pesadas do Chibuto, indicam para a existência de um total de 2,600.000 de toneladas de matéria-prima no local onde se explora oficialmente a partir de hoje areias pesadas.

Falando na inauguração do projecto das areias pesadas do Chibuto, Filipe Nyusi destacou o facto de finalmente se proceder à inauguração da fase da exportação das areias pesadas do Chibuto depois de avanços e recuos, com queixas incluídas, ao longo do tempo.

Lembrou, na ocasião, que houve empresas que não valorizaram as quantidades de mineiros existentes alegadamente por não serem quantidades comerciáveis, facto que a empresa chinesa provou não constituir verdade, pois as pesquisas feitas indicam para a existência de um total de 2,600.000 de toneladas de matéria-prima por ser explorada numa área de cerca de 10.544 hectares.

Por outro lado, revelou que o Governo e a empresa Ding Sheng acreditam que é possível que se possa processar todos produtos no país. É por isso que diz que os governos de Moçambique e da China estão a trabalhar no sentido de transformar isso em realidade, mobilizando mais investidores para esta cintura de Chibuto, por acreditar que ”a qualquer altura será transformada em um centro industrial de excelência”.

Filipe Nyusi, que elogiou o facto de a empresa estar a empregar mais de 500 moçambicanos, afirmou que com isso será assegurada mais postos de trabalho para os moçambicanos.

O Presidente da República mostrou-se feliz com a diversidade de produtos do sector mineiro, assim como a sua dispersão geográfica ao longo do país, o que propicia elementos de fomento de desenvolvimento em áreas pouco desenvolvidas.

Filipe Nyusi espera que aquele empreendimento abra espaço para o surgimento de pequenas e médias empresas naquele ponto.

A empresa chinesa que explora uma área de cerca de 10.500 hectares investiu mais de 700 milhões de dólares norte-americanos para a exploração de diversos minerais, com destaque para zircão e titânio. Este último é matéria-prima para a produção de tinta, plástico, cosméticos e produção de componentes para aeronaves.

Na cerimónia, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, bem como a governadora de Gaza, Margarida Mapandzene chongo destacaram a grandeza do empreendimento.

Antes de descerrar a placa, o Presidente da República recebeu explicações sobre o processo de produção e de exportação dos minérios a serem explorados.

Lembre-se que as tentativas de prospecção das areias pesadas do Chibuto datam de finais da década de 90, tendo a Din Sheng, empresa iniciado as suas pesquisas em 2012 e em Março deste ano começou a exportar alguns mineiros ainda em fase de demonstração.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *