Moçambique participa na 35º edição da Surajkund International Crafts Mela 2022 (Feira Internacional de Artesanato Mela), que decorre de 19 de Março a 04 de Abril, em Faridabad, Haryana, na Índia.

O país é representado, no evento, por 10 artistas, sendo dois artesãos (Eduardo Elissane e Carlitos Buana), quatro músicos dos Massukos (Simão Fontes, Feliciano dos Santos, Merce Combe, Chaibo Gemusse), uma actriz (Cândida Bila) e três bailarinos (Alexandra Jamisse, Luís Sala, José Jalane), cobrindo Maputo, Sofala e Niassa.

Nas suas apresentações, os Massukos vão explorar sons acústicos dos seus quatro álbuns, enquanto a actriz e os bailarinos levam uma obra baptizada pelo nome “Moçambique, eu te quero”. Os artesãos, a grande atracção, deverão explorar as potencialidades que o espaço oferece em termos de negócios. A feira Internacional faz um casamento perfeito entre o artesanato e o turismo.

Um dia antes da sua partida para a Índia, os bailarinos reuniram num encontro híbrido com a ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, onde a governante recomendou à delegação a esmerar-se para orgulhar o povo moçambicano.

“Estou feliz por esta representatividade. A nossa luta é descentralizar e estamos já a trabalhar nessa linha. É por isso que levamos a esta feira internacional artistas representativos do norte, sul e centro do país. Esse é o nosso cometimento. Estejam com espírito aberto, aprendam e ensinem. Estaremos atentos à vossa prestação e estamos certos de que vão levantar a nossa bandeira”, afirmou Materula.

Os artistas, em “uníssono”, assumiram a responsabilidade de representar Moçambique com dignidade. A delegação moçambicana que está a representar Moçambique integra três oficiais do Ministério da Cultura e Turismo, e é chefiada pelo Assessor da Ministra da Cultura e Turismo para a Área da Cultura, Tiago Langa, sendo os outros quadros Cândida Mata e Ernesto Xerinda.

Surajkund International Crafts Mela 2022 mostra a riqueza e a diversidade do artesanato e é a maior feira de artesanato do mundo. O evento é organizado anualmente pelo Departamento de Turismo de Haryana, em Surajkund, Índia. O evento acolhe artistas e turistas de mais de 20 países, incluindo Sul da Ásia, África e Europa, que participam activamente para tornar esta feira um evento de sucesso.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *