NoticiasAI

AT próxima da meta de cobrança de receita

A AutoridadeTributária Moçambique (AT) cobrou até à primeira metade de Dezembro corrente cerca de 181 mil milhões de meticais brutos, o correspondente a 97 por cento da meta orçamental anual.

O valor exclui os 352 milhões de dólares norte-americanos das mais-valias resultantes da venda das acções da petrolífera italiana Eni à norte-americana ExxonMobil, na Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado.

A presidente da AT, Amélia Nakhare, afirmou que a meta fixada pela lei orçamental para 2018, de cerca de 222 mil milhões de meticais, representa um grande desafio para a instituição que dirige, sendo que o combate à corrupção, contrabando e fuga ao fisco devem ser as armas fundamentais para o seu alcance.

Para o efeito, Nakhare exortou os funcionários a pautarem pela transparência fiscal, sobretudo na componente de facturação. A presidente da AT fez estes pronunciamentos há dias, à margem da 6.ª Sessão Ordinária do Conselho Directivo alargado da instituição.

Na ocasião, Amélia Nakhare acrescentou que a meta em causa representa um grande desafio para a instituição que dirige, prevendo-se muitas dificuldades para a sua execução.

Nakhare exortou, por isso, todos os funcionários a envolverem-se activamente nesta missão para que se chegue ao fim do ano económico de 2018 com a meta alcançada.

“Para fazer face a estes desafios, além de apostar na educação e cidadania fiscal, a Autoridade Tributária irá capitalizar, igualmente, o estabelecido nos memorandos de entendimento assinados com várias instituições e organismos nacionais e internacionais”, disse.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74590-at-proxima-da-meta-de-cobranca-de-receita.html