O PRESIDENTE da República exortou ontem (31) os moçambicanos para não perderem foco nem a ficarem atrapalhados na sequência do ataque da semana passada à vila-sede do distrito de Palma, em Cabo Delgado.

Filipe Nyusi garantiu que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) vão continuar a abordar de forma contundente as manobras dos terroristas, como o têm feito no teatro operacional, apontando a desestabilização e distracção como sendo os grandes objectivos dos inimigos, tanto externos e internos.

O Chefe do Estado, que falava na Ponta do Ouro,distrito de Matutuíne, província de Maputo, no acto da inauguração da delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social, acrescentou que os moçambicanos precisam de se concentrar para avançar neste novo desafio que se coloca ao país.

“Temos estado de segundo a segundo a seguir o trabalho que os jovens estão a fazer no terreno”, referiu o Presidente, numa clara alusão ao desdobramento da FDS para repor a ordem em Palma, onde prosseguem as operações de retirada das pessoas de modo a criar condições para o isolamento do grupo terrorista.

O Presidente Nyusi desdramatizou a situação, afirmando que o ataque da semana passada à vila de Palma não é o maior desde que os terroristas iniciaram as suas incursões no país em Outubro de 2017, tendo havido outros mais violentas contra a população indefesa de Cabo Delgado.

O Comandante-chefe das FDS explicou que o ataque ganhou repercussão por ter acontecido quase no perímetro dos projectos de exploração de gás natural liderados pela petrolífera francesa Total, que está a instalar a sua base logística na Península de Afungi.

Esta foi a primeira vez que o estadista moçambicano reagiu aos ataques à vila-sede de Palma.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *