O desporto moçambicano, no geral, e o futebol, em particular, estão de luto. Perdeu a vida, ontem, vítima de doença, Abdul Hanane, ex-presidente do Benfica de Nampula, instrutor da Confederação Africana de treinadores de Futebol (CAF), empresário desportivo e coordenador de eventos em Nampula.

Os restos mortais de Hanane foram a enterrar na tarde de ontem, no cemitério municipal da Faina.

Yoosen Abdul Hanane, um dos filhos do falecido, contou ao jornal “Ikweli” que “nesses dias ele estava com problemas de estômago, mas ontem estava bem”, acrescentando que “fui para casa, então, lá para as 23h, voltou a sentir dores de estômago e foi ao hospital. Estava a tossir sangue e com falta de ar. O médico falou de um líquido aí que entrou nos pulmões, então fez com que ele perdesse a vida”.

Na qualidade de empresário desportivo, uma das suas paixões e facetas, Hanane deu primazia à área de formação, investindo em jovens talentos e abrindo-lhes espaço para crescerem e afirmarem-se.

Abdul Hanane era multifacetado. Foi membro da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula pelo partido Frelimo e professor de língua portuguesa na Escola Secundária de Nampula.

 

SED LAMENTA MORTE DE ABDUL HANANE

O secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, lamentou, esta terça-feira, o desaparecimento físico de Abdul Hanane.

“Estamos de luto. Foi com choque que recebemos a notícia do falecimento de um dos mais emblemáticos desportistas nacionais, Abdul Hanane. Carismático e aficionado, Hanane marcou uma época e várias gerações. Descansa em paz, embondeiro. Que Allah lhe conceda Jannat”, lê-se numa mensagem publicada na sua página do “Facebook”.

 

GOVERNO DE NAMPULA RECONHECE OS FEITOS O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, lamenta a morte  de Abdul Hanane, figura que considerou “um dos embondeiros na promoção do desenvolvimento da província de Nampula”.

“Primeiro manifestar a nossa tristeza por esta perda irreparável de um dos embondeiros, senão aquele que durante a vida toda trabalhou para o desenvolvimento do desporto em Nampula. Queria muito antes apresentar os sentidos pêsames à família do professor Hanane. De facto, neste momento difícil em que a nossa província de Nampula se encontra, a família, em particular, dar mais forças para que continuemos a trabalhar, para juntos seguirmos os seus ensinamentos”, disse Manuel Rodrigues.

Segundo Manuel Rodrigues, “para nós como província de Nampula, foi, de facto, uma figura importante, não só na província de Nampula, como em todo o país, de forma geral”.

O dirigente não tem dúvidas de que Hanane “foi um dos quadros, foi um dos embondeiros emblemáticos na promoção, através das suas iniciativas de várias acções desportivas na nossa província de Nampula, esteve a dinamizar um desporto que quase esteve a desfalecer, que é o desporto motorizado, esteve a fazer renascer e a vibrar um dos nossos bairros emblemáticos da cidade de Nampula, que é o bairro de Namicopo. Portanto, o professor Hanane para nós é um ponto de referência que, sem dúvidas, irá continuar a marcar os nossos corações pela sua ausência em vida, pelas suas contribuições, calor que sempre transmitiu para todos nós, os nampulense, e para todos nós, amantes do desporto”.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *