NoticiasAI

Auditoria da KROLL: Entrega do relatório novamente adiada

FOI adiada para 12 de Maio próximo a entrega do relatório sobre a Auditoria Internacional Independente à Proindicus, S.A; à Empresa Moçambicana de Atum S.A (EMATUM) e à Mozambique Asset Management, S.A(MAM), que recorreram a financiamentos de bancos estrangeiros com garantias emitidas pelo Estado moçambicano.

O adiamento foi solicitado pela firma Kroll Associates UK, responsável pela auditoria, e confirmado pela Procuradoria-Geral da República, que representa o estado moçambicano no processo.

Através de um Comunicado de Imprensa, a Procuradoria-Geral da República informou que a 26 de Abril do corrente, a Kroll remeteu a este órgão uma comunicação, foi partilhada com a Embaixada da Suécia e com o Fundo Monetário Internacional (FMI), indicando que decorrem ainda os trabalhos de reverificação e da competente tradução, para a língua oficial portuguesa, em cumprimento dos termos de referência, prevendo-se a entrega do relatório até ao dia 12 de Maio de 2017.

Trata-se do terceiro adiamento da entrega do relatório a investigação dos empréstimos às três empresas, com garantias do Governo moçambicano e sem o aval da Assembleia da República, envolvendo instituições bancárias de vários países, nomeadamente os Emirados Árabes Unidos, Holanda, França, Estados Unidos da América e Reino Unido.

Os empréstimos, que ascendem a dois biliões de dólares, foram concedidos pelos bancos Credit Suisse e da VTB da Rússia. Os mesmos foram distribuídos pela seguinte forma: EMATUM 850 milhões de dólares, Proindicus de 622 milhões de dólares e MAM de 535 milhões dólares.

A auditoria tem por objectivo verificar a existência de infracções de natureza criminal, entre outras, no processo da constituição, financiamento e funcionamento das referidas empresas.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/66983-auditoria-da-kroll-entrega-do-relatorio-novamente-adiada.html