Aumenta para 30 o número de mortos devido à passagem do Dorian

O número de mortos devido à passagem do furacão Dorian nas Bahamas subiu de 20 para 30, número este que poderá ainda aumentar segundo o ministro da saúde daquele arquipélago nas Caraíbas. Autoridades locais avançam que  corpos das vítimas foram encontrados nas ilhas Ábaco e ilha da Grande Bahama.

Segundo o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, 60% de Marsh Harbour, a principal cidade das Ábaco, ficou destruída. O furacão Dorian atingiu na quinta-feira os estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Sul com ventos violentos, tornados e chuvas laterais, tendo sido atribuídas à tempestade pelo menos quatro mortes no sudeste dos Estados Unidos.

As quatro mortes ocorreram na Flórida e na Carolina do Norte e as vítimas foram homens que caíram ou foram eletrocutados quando preparavam as habitações para enfrentarem o furacão.

O Dorian arrancou telhados, inundou ruas e deixou mais de 250 mil habitações e empresas sem energia, enquanto avançava para norte, ao longo da costa norte-americana, embora os seus ventos tenham diminuído dos 175 para os 165 quilómetros por hora.

As Bahamas foram atingidas no domingo pelo mais forte furacão registado na história do arquipélago, que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuvas torrenciais, antes de seguir na terça-feira em direção à Flórida.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *