A Comissão Nacional de Eleições, CNE, aprovou esta sexta-feira, o regulamento sobre o posicionamento dos concorrentes às eleições autárquicas de 11 de Outubro, próximo, no boletim de voto e nos espaços de antena, nos órgãos públicos de comunicação social.

O anúncio foi feito este sábado, no Programa Linha Directa desta estação emissora, pelo Porta-voz da CNE, Paulo Cuinica.

“Aprovamos ainda ontem o regulamento do sorteio para se definir o posicionamento dos concorrentes, no boletim de voto e, também, para o tempo de antena nos órgãos públicos. Portanto, está-se a trabalhar e esperamos que tenhamos o apoio dos órgãos de comunicação social, na exortação dos cidadãos, quando chegar a altura da educação cívica, aliás, estamos em permanente educação cívica”- disse Cuinica.

O Porta-voz da CNE lamenta, entretanto, a demora na submissão de candidaturas pelos proponentes.

Até esta sexta-feira, apenas três organizações apresentaram suas candidaturas para as sextas Eleições Autárquicas.

Paulo Cuinica lembra que é importante, a submissão atempada das candidaturas para dar espaço de correcções de possíveis irregularidades.

“é muito bom que os proponentes façam a apresentação das candidatura enquanto cedo porque, depois, surgem constrangimentos. Neste caso, uma lista só pode sobreviver se tiver o mínimo de três candidatos suplentes, o que significa que em caso de uma lista ter problemas de um candidato efectivo, por exemplo, que não preenche os requisitos necessários, quer dizer que o proponente vai ter a possibilidade de substituir o seu suplente, por um outro candidato, que esteja em condições, com um processo em condições para pder ser aceite para as eleições”- explicou.

Segundo Paulo Cuinica, é muito importante que os proponentes tragam os processos devidamente organizados e, quanto antes melhor, porque tem a possibilidade de fazer as substituições, até ao dia 11 de Agosto corrente, data limite da submissão das candidaturas.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Cuinica, disse que até sexta-feira, apenas três dos trinta e um proponentes tinham submetido as suas candidaturas. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *