DUAS pessoas contraíram ferimentos em consequência de atropelamentos ocorridos, na manhã deontem, na Avenida Marginal, na cidade de Maputo, durante o ensaio da introdução da terceira faixa de rodagem de viaturas.

As vítimas foram atropeladas quando tentavam atravessar a estrada e socorridaspara o Hospital Central de Maputo (HCM) para os cuidados.

A introdução da terceira faixa de rodagem na “Marginal” é um projecto concebido pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), com vista a permitir maior fluidez e mobilidade dos transportes nas horas de ponta. 

Para o efeito, ontem, das 5.30 às 8.30 horas, os automobilistas com destino à cidade circularam a partir da entrada do bairro dos Pescadores até à zona das Torres Rani, com mais uma faixa de rodagem, a terceira faixa criada, no sentido contrário.

Obadias Djedje, director para o pelouro de Mobilidade, Transportes e Trânsito no (CMCM), fez uma avaliação preliminardesta fase experimental do projecto-piloto, como tendo sido positivo, apesar do registo dos dois casos de atropelamento e  congestionamento na rotunda junto às Torres Rani.

“A equipa multi-sectorial composta pelaRede Viária de Moçambique (REVIMO), polícias de Trânsito e Municipal, a direcção municipal de Mobilidade, Transporte e Trânsito vão produzir um relatório do balanço da fase experimental. O resultado vai determinar os passos subsequentes, tendo em conta os constrangimentos verificados” , avançou. 

Nesta fase de ensaio, a Polícia de Trânsito e Municipal estiveram em quase todas as rotundas para orientar os automobilistas.

Por sua vez, os automobilistas enalteceram a iniciava e afirmaram que a medida vai ajudar a minimizar o problema de congestionamento nas horas de ponta e é necessário maior divulgação deste projecto para evitar atropelamentos.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *