NoticiasAI

Bairros de Maputo e Matola voltam a estar alagados

A chuva voltou e as inundações urbanas também. Esta segunda-feira, diversos bairros da cidade de Maputo e Matola voltaram a ficar inundados, depois das fortes chuvas que caíram na tarde de ontem na província e Cidade de Maputo.

 

Na cidade de Maputo, os bairros 25 de Junho A e B, Luís Cabral, Chamanculo B e C, Xipamanine, Aeroporto A e B, Munhuana, Mafalala, Urbanização, Costa do Sol, Mavalane B, Nsalene, Magoanine, George Dimitrov, Maxaquene C e D, Central C, Malanga e Polana Caniço A e B foram os mais afectados, enquanto os bairros da Matola Gare, Machava, Liberdade, Fomento, Nkobe, Patrice Lumumba foram os mais atingidos no Município da Matola.

 

Logo pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um alerta laranja, indicando a possibilidade de ocorrência de ventos fortes (70 Km/hora), chuvas moderadas a fortes (de 30 a 50 mm em 24 horas) e trovoadas severas nas províncias de Maputo (todos os distritos), Gaza (todos os distritos) e Inhambane (Zavala, Inharrime e Panda).

 

Referir que, desde a semana finda, algumas famílias, nas cidades de Maputo e Matola, encontram-se abrigadas em casa de familiares e/ou vizinhos, na sequência das chuvas que caíram entre os dias 24 e 26 de Janeiro, tendo ressuscitado os velhos problemas de saneamento na capital do país e na cidade mais industrializada do país. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique