O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) assinaram ontem um acordo para uma linha de crédito de até 12 milhões de euros, para beneficiar pequenas e médias empresas portuguesas em países lusófonos.

Num comunicado enviado à imprensa, o BEI apontou que as duas entidades assinaram ontem, em Lisboa, um acordo que consagra um “empréstimo até 12 milhões de euros” à SOFID, para “uma linha de crédito destinada a beneficiar Pequenas e Médias Empresas (PME) em África e no Pacífico, que são, insuficientemente, servidas pelo sector financeiro nos países em causa”.

Para esta linha, são elegíveis “PME portuguesas e suas subsidiárias nos países ACP (África, Caribe e Pacífico)”, explicou o BEI no documento.

A vice-presidente da instituição europeia, Emma Navarro, considerou que a criação desta linha “assinala o aprofundar da cooperação entre o BEI e a SOFID” e reforça “a capacidade de apoio ao sector privado em África e no Pacífico, contribuindo para o crescimento económico sustentável e inclusivo para a prosperidade da região”.

A SOFID congratulou-se com a cooperação, que representa o compromisso da instituição de financiamento portuguesa em “proporcionar às PME os instrumentos de que necessitam para investir e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países ACP”, escreveu a presidente da comissão executiva, Marta Mariz.

Em 13 de Dezembro, a SOFID anunciara estar em negociações com o BEI para a concretização de uma linha de crédito de 12 milhões de euros para apoiar PME nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Os PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – incluem Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial e, tal como Timor-Leste, também pertencem aos países ACP.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *